"Só os mortos conhecem o fim da guerra"
Platão

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Atentado Talibã


A matéria direcionada por esse link fala sobre o atentado terrorista Talibã ocorrido perto do escritório da ONU no Paquistão. Nesse atentado morreram pelo menos 5 pessoas além de causar muitos danos materiais. Todos devem ter conhecimento dos conflitos que ocorrem no Oriente - Médio há vários anos e que nunca encontram um fim ou pelo menos um acordo de paz. Isto ocorre porque não se trata de um conflito de nações, mas sim de um conflito de ideais do povo, em que nada o governo pode se meter além do que já fez (vários tratados de paz já ocorreram). O que ocorre no Oriente – Médio pode e deve ser considerado uma guerra, pois os conflitos acontecem a cada momento, são tantos conflitos que a mídia não consegue cobrir todos. Esses conflitos trazem imensos danos à sustentabilidade do local, no caso deste atentado um prédio de trabalhadores foi abalado pela explosão e diversos operários ficaram feridos prejudicando assim o trabalho dos mesmos e o desenvolvimento do lugar já que esses trabalhadores trabalhavam principalmente com distribuição de alimentos.

Por Antônio Santiago

2 comentários:

  1. Parabens pelo blog. Mesmo que a primeira vista não pareça existir uma conexão direta entre guerra e sustentabilidade ela existe, e é fortíssima. Por dois grandes motivos básicos. A guerra pelo domínio de territórios ou do governo destroi os recursos naturales e as bases produtivas. Em segundo lugar, a carreira armamentista consome quase 20 % dos recursos da sociedade, recursos que poderiam ir para o desenvolvimento de novos padrões tecnológicos e produtivos e para a diminuição das desigualdades sociais.
    Para o final um desafio. POrque não comentar o projeto de compra do Brasil de 35 aviões de guerra a custo de 88 milhões de dólares cada um?

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelos elogios e pela contribuição ao blog! A primeiro vista não vemos mesmo conexão entre guerra e sustentabilidade pois pensamos que a guerra só prejudica a sustentabilidade, mas prejuízo não deixa de ser uma relação. O desafio de um artigo sobre as compras absurdas dos aviões está aceito e futuramente estará disponível nesse mesmo blog.

    ResponderExcluir