"Só os mortos conhecem o fim da guerra"
Platão

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Última Postagem - Finalização do Projeto


Para finalizar o nosso projeto de ano, fizemos uma viajem de caráter escolar para a capital do nosso vizinho Uruguai, Montevidéu, onde fizemos uma pesquisa informativa com a população para analisar alguns dados relacionados ao assunto de nosso blog, Sustentabilidade x Guerra. Para complementar a pesquisa, fizemos as mesmas perguntas com pessoas daqui de Porto Alegre. No total, somaram-se 50 entrevistados (25 em Montevidéu e 25 em Porto Alegre) . Os resultados obtidos foram:

  • A maioria da população (principalmente brasileira) não sabia o que é sustentabilidade. É importante que esse conceito seja entendido para que possamos após isso relacioná-lo com as guerras. Porém outra grande parcela da população entende o que é o conceito de sustentabilidade, e esse é o primeiro passo para agirmos de uma forma sustentável: conhecer os meios de agir.

  • A maioria das pessoas acha que a guerra destrói o equilíbrio ambiental, e é assim que se relaciona com a sustentabilidade. Muitas pessoas, inclusive, incluíram os seres humanos em equilíbrio ambiental, uma vez que somos animais e nossa presença na terra é natural. Porém, é unânime que a guerra afeta a sustentabilidade dos países envolvidos, o que se torna claro quando nos aprofundamos nos assuntos.

  • A maioria das pessoas que responderam à nossa pesquisa não sabia exatamente o que pensa sobre o futuro dos recursos naturais em nosso planeta, até porque essa pergunta requer um pouco mais de reflexão e não apenas uma resposta na hora. Porém há uma tendência em pensar que os países poderosos dominarão os recursos, processo que já está ocorrendo ao longo dos anos em nosso planeta.

  • Apesar de ter muita gente que desconhece o conflito que ocorre em Honduras, a população ficou dividida, a maioria achando, porém, que o conflito se resolverá pelo próprio povo hondurenho. Atualmente a situação se acalmou, mas nada está resolvido ainda em Honduras, e muita coisa ainda está por vir.

  • 62% das pessoas não podem trazer benefícios quanto ao excesso de população e as fontes de energia, o que é algo muito preocupante nos dias atuais. Essa pergunta foi fonte de algumas críticas, mas foi bom conversar com as pessoas e ver que após algumas reflexões elas entendiam a moral da pergunta. A maioria porém acha que traz apenas malefícios.


Membro do grupo fazendo entrevistas em Porto Alegre

Com essas perguntas podemos entender um pouco mais sobre o que a população em geral entende de sustentabilidade, quando relacionada à guerra, que é o tema do nosso blog. Infelizmente esta é a nossa última postagem, pois o nosso projeto acabou com a viagem e concluiu-se com a elaboração dos gráficos dessa pesquisa e, portanto, este post é também um post de despedida. Apesar de não postarmos mais, estaremos respondendo quaisquer comentários e sempre dispostos a esclarecer qualquer dúvida que ainda reste. Para quem deseja contatar-nos, pode mandar mensagem para o e-mail daniel.costa93@gmail.com ou daniel.costa93@hotmail.com. Agradecemos a oportunidade de demonstrar nosso conhecimento por meio desse blog e a cada um dos leitores e interessados que tiveram acesso à nossas experiências. Um grande abraço,

Antônio Santiago, Daniel Costa, João Vicente Padão Rovani e Vinícius Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário